Protocolos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Protocolos

Mensagem por Saulo Furtado em Sab Ago 10, 2013 12:13 am

Alguém aí pode me explicar protocolos de comunicação?
Saulo Furtado

Pontos : 16

Ver perfil do usuário

Re: Protocolos

Mensagem por Gregory em Sab Ago 10, 2013 7:48 pm

Claro meu! Qual protocolo tu tens dúvida?
Gregory
Admin

Pontos : 88

Ver perfil do usuário http://alleletronicsgr.forumeiros.com

Mensagem por Saulo Furtado em Sab Ago 10, 2013 8:32 pm

Eu estou fazendo um projeto de robô que resolve cubo mágico 3x3. Estou programando em C++ e futuramente eu vou passar para Java e instalar em um smartphone com Android, para que usando o poder de processamento do smartphone eu possa processar todo o programa e tomar as decisões para qual motor girar, e se é um movimento horário ou anti-horário. Eu iria passar as informações do smartphone para um PIC de forma serial usando bluetooth, mas na minha cabeça eu precisaria passar bit por bit para o PIC e o PIC entenderia esses bits e então movia o motor. Desta forma, já estava meio projeto como iria ser, mas fui instruído a usar protocolos de comunicação que substituiria essa lógica de baixo nível (bit a bit) e me daria uma programação mais "amigável" do ponto de vista didático. Mas o problema é que não entendo muito bem de protocolos assim... Se alguém puder me ajudar...

Abraço!
Saulo Furtado

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gregory em Dom Ago 11, 2013 12:21 am

Cara, vamos por partes. Não confunda método de transmissão com protocolo de transmissão de dados.

Por exemplo: Protocolo USB, protocolo RS232, Protocolo SPI. Todos eles transmitem os dados bit a bit, ou seja, são transmissões seriais.

Os protocolos definem a ordem dos dados, temporização e até as tensões que devem ser utilizadas.

Qualquer método que tu usar vai ser bit a bit e vai ser de baixo nível.

Se tu for passar por bluetooth para o PIC, precisará de um módulo junto com ele. Esse módulo bluetooth vai cuidar de todo o protocolo, comunicação, checagem de dados e tudo mais, e no pic tu só recebe dele uma saída serial, provavelmente.
Abraço.
Gregory
Admin

Pontos : 88

Ver perfil do usuário http://alleletronicsgr.forumeiros.com

Mensagem por Saulo Furtado em Dom Ago 11, 2013 1:13 am

Sim, o PIC irá ter um módulo bluetooth para receber as informações. Estranho que quando manifestei o assunto de como o PIC iria receber um conjunto de bits e montar 1 byte para então mover um motor, me falaram "não mexa com esse negócio de bits, procure saber sobre protocolos, é melhor"...
Saulo Furtado

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: