Envasadora automática

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Envasadora automática

Mensagem por Jouglas em Dom Nov 10, 2013 2:29 pm

Quero desenvolver uma envasadora. Quais os “componentes eletrônicos (sensores, motor, etc...)” são necessários adquirir para montar uma envasadora rotativa parecida como do vídeo abaixo, irei usar os componentes de uma esteira de academia usada, para montar a esteira. Comecei aprender programar arduino. O arduino é possível fazer toda programação?

http://www.youtube.com/watch?v=x6JlX0J8LnY&list=LLxygYe25ddQz9xSPajRgcqA&feature=mh_lolz

Desde já, muito muito obrigado a todos desse forum incrível!

Jouglas

Pontos : 7

Ver perfil do usuário

Re: Envasadora automática

Mensagem por andrepenha em Dom Nov 10, 2013 9:49 pm

Muito show esse vídeo.

Pelo que puder perceber, em:

0:05 é mostrado o plc que o cara usou para gerenciar o processo;
0:17 é mostrado as válvulas eletro-pneumáticas usadas para alimentar com ar-comprimido os atuadores que colocam a tampa;
0:21 são mostrados os atuadores pneumáticos usados para colocar a tampa;
0:48 é mostrado um sensor, que a tudo indica, é um sensor óptico, usado para verificar se o copo está vazio ou não;
no caso, elementos de emissão e recepção estão agrupados no mesmo conjunto óptico;
0:53 é mostrado outro sensor, também óptico, que serve para verificar que o nível do líquido do copo já está bom para parar de encher e mandar para o envasamento;
para encher os copos com certeza deve ter sido usado uma bombinha de baixa vazão, como de aquário, ou talvez de limpador de para-brisa de carro.
1:03 os atuadores pneumáticos estão colocando as tampas
1:16 o copo já cheio e lacrado é expulso através de um pedaço de acrílico.
2:05 é mostrado a 'barreira óptica' que é feito através de um sensor óptico de lado e do outro lado a fonte de luz. No caso, é para detectar a presença da tampa no reservatório (só manda funcionar os atuadores se tiver tampa disponível)

Acredito eu, que o motor que faz girar a roda dentada que leva os copos para o envasamento seja um motor-de-passo.

Com certeza tal sistema pode ser feito usando o arduino.
andrepenha

Pontos : 17

Ver perfil do usuário http://www.andrepenha.blogspot.com

Mensagem por Jouglas em Qua Nov 13, 2013 8:14 am

Obrigado André, foi bem esclarecedor e detalhista.
É que estou no 1º modulo de A. Industrial, estou querendo encarar o desafio de fazer uma envasadora igual... pois acredito que pondo a mão na massa é melhor que ficar só na teoria, e quando esbarrar com algo técnico, corro atrás da teoria e tento praticar.

Fariam alguma mudança no projeto exposto???

Jouglas

Pontos : 7

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gregory em Qua Nov 13, 2013 8:49 pm

Cara! Que maquete bonita! Muito show!

Tudo realmente muito bonito! Eu não mudaria nada se for pra executar as mesmas funções. Mas como desafio, eu tentaria adicioar funções. Segue algumas ideias:

- Misturar 3 cores de "água" (vermelho, verde, azul) para poder envasar cores diferentes dependendo da programação - pedido do cliente. Essa é bem simples e acho que ficaria MUITO show.

- Podemos pensar alguma coisa pra colocar depois da envasadora ali na saída: algum embalador, não sei. Ou, uma desenfasadora que alimenta a enfasadora, ia ser muito engraçado ver reaproveitando os pots.

- Sensor ultra sônico pra medir a quantidade de líquido nos potes e na caixa de água principal. (Ele usou ótico ou capacitivo que não é ideal)

- Pré lavam dos potes? Ia ser bonito!

Bom, essas são minhas ideias! Forte abraço
Gregory
Admin

Pontos : 88

Ver perfil do usuário http://alleletronicsgr.forumeiros.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: