Relógio Digital sem utilização de microcontroladores

Ir em baixo

Relógio Digital sem utilização de microcontroladores Empty Relógio Digital sem utilização de microcontroladores

Mensagem por nickarcos em Seg Ago 05, 2013 10:50 pm

Boa noite, vi esse canal no youtube e gostei bastante.

Vi várias aulas, porém não sei como implementar o seguinte projeto: Sad 

A especificação dos componentes é de livre.

O relógio deverá possuir quatro displays de 7 segmentos, sendo 2 para mostrar as horas e 2 para mostrar os minutos. Deverá possuir uma estrutura que permita reiniciar a contagem do relógio. Deve existir um LED que represente o horário am/pm (apagado/aceso). Deverá possuir decodificadores BCD8421 para 7-segmentos e não é permitida a utilização de microcontroladores.

Serei avaliado nos seguintes critérios:
Manual Técnico do Projeto: datasheet do projeto com as devidas fundamentações teóricas para as escolhas realizadas durante sua execução (PDF).

Manual do Usuário: Breve explicação sobre o funcionamento do projeto (PDF).

Simulação do Projeto em ferramenta específica.

Lista de componentes contendo descrição, quantidade e preços (PDF).

Layout do circuito. Circuito montado em PCB. Não será permitido o uso de protoboard.

Diagrama:

*Contador de Horas (0-12), mais o led AM PM

*Contador de Minutos (0-59)

*Gerador de Frequência (1Hz)

*Decodificador BCD8421 p/ 7-Segmentos Display Horas

*Decodificador BCD8421 p/ 7-Segmentos Display Minutos

Roteiro - opções:

1. Gerador de Frequência:

Em cada pulso do gerador de frequência, o display de minutos apresenta sua contagem.

O contador de minutos gera um clock para o contador de horas.

2. Construção do contador de minutos;

Primeira opção: montar um contador assíncrono de 0 a 59;

Segunda opção: utilizar dois contadores assíncronos, um de 0 a 9 e outro de 0 a 5, sendo que o bit mais significativo do contador de unidades ligado ao clock do contador de dezenas.

Terceira: um contador síncrono de 0 a 59. Porém, levantar a tabela-verdade deste contador é um trabalho exaustivo, pois com 6 flip-flops a tabela da verdade fica com 64 linhas.

Quarta: utilizar dois contadores síncronos, sendo um de década e outro de 0 a 5, ligados semelhantes à segunda opção.

Alguém poderia me dar a opção melhor e me orientar pelo menos como começar? =/

Agradecido desde já

nickarcos

Pontos : 11

Ver perfil do usuário

Relógio Digital sem utilização de microcontroladores Empty Re: Relógio Digital sem utilização de microcontroladores

Mensagem por Gregory em Seg Ago 05, 2013 11:29 pm

Falaaaaaa meu! Acho que os vídeos podem te ajudar sim, olha:

Aí tu tens um contador de 0 até 99. Pra ser até 59, é só tu fazer uma lógica "medindo" a saída do segundo contador, e quando ela for igual a 6 ele re-seta. Voltando pra 00 e já gerando o pulso para o contador dos minutos.

Pra gerar os pulsos a cada 1 minuto, tu podes utilizar um oscilador 555 em modo astável. Segue uma calculadora de 555, aí tu pode ver certinho quais valores de capacitores e resistores pra fazer tua saída oscilar a cada 1 segundo ou 1 minuto, 1 Hz ou 1/60 Hz, respectivamente. Dá até pra fazer ele oscilar numa frequência maior, caso tenha que usar capacitores e resistores muito altos, e utilizar um contador como divisor de frequência.

Por exemplo: fazer oscilar em 4 Hz e dividir por 4 para ter 1Hz. Oscilar em 1/20 Hz e dividir por 4 para ter 1/60 Hz (uma oscilação a cada minuto)

Sobre os decodificadores BCD: Eles são mega simples, tem as 4 saídas binárias que vem do contador e tem 7 saídas pra ti poder ligar o display de 7 segmentos.

Abraço.

Gregory
Gregory
Admin

Pontos : 88

Ver perfil do usuário http://alleletronicsgr.forumeiros.com

Relógio Digital sem utilização de microcontroladores Empty Re: Relógio Digital sem utilização de microcontroladores

Mensagem por nickarcos em Ter Ago 20, 2013 9:53 am

Como o gregory sempre diz, estou "mega apanhando" desse relógio kkkk

nickarcos

Ver perfil do usuário

Mensagem por nickarcos em Ter Set 24, 2013 10:19 pm

Gregory, pelos vídeos já implementei no protheus e está tudo funcionando ok, depois compartilho o projeto com a comunidade.

Só que como moro no interior componentes eletrônicos não são fáceis, aí com base em outro vídeo, eu estou terminando de implementar na placa.

Só que estou com dúvidas se é a mesma forma de fazer pois meus displays são cátodos comum e o conversor estou utilizando o 7448, queria saber se o valor de resistência é o mesmo para o ânodo comum.

Outra dúvida que estou tendo é acerca do divisor de frequência, achei esse esquema, mais não sei se ele vai me atender.

Gerador de pulso com o 555

Tenho que apresentar dia 2 o relógio =/

nickarcos

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gregory em Ter Set 24, 2013 10:42 pm

Os resistores qualquer coisa entre 330 e 510 ohms vai funcionar!

E o circuito com 555 é perfeito pra você.

Estou planejando umas aulas sobre 555 e circuitos, esto aguardando o quadro branco chegar.

Compartilha conosco o projeto! Forte abraço!
Gregory
Gregory
Admin

Mensagem por nickarcos em Ter Set 24, 2013 11:05 pm

E o capacitor eletrolitico? tem utilidade mesmo? ou não há necessidade dele?

Se eu construir esse gerador de pulso, é só conectar a entrada do clock do primeiro 4518?

7448 e o 4511 são semelhantes correto? só que um é cmos e outro ttls?

nickarcos

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gregory em Ter Set 24, 2013 11:09 pm

O capacitor é essencial, é ele que gera a base de tempo. É só conectar sim.

Cara, não me recordo se são, dá uma olhada nos datasheets
Gregory
Gregory
Admin

Mensagem por nickarcos em Ter Set 24, 2013 11:11 pm

Estou falando do capacitor do video do Renato, qual o valor do capacitor, repito a pergunta ele realmente é essencial?

Pelo data sheet são ambos para displays cátodo comum.

Vlw Gregory

nickarcos

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gregory em Ter Set 24, 2013 11:54 pm

O capacitor só da chave? Só deve ser utilizado com chaves. Procure por deboucing circuit
Gregory
Gregory
Admin

Mensagem por nickarcos em Qua Set 25, 2013 12:06 am

no vídeo tem um capacitor ligado ao 4518, essa é minha dúvida do por que dele.

nickarcos

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: