FRESADORA CASEIRA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FRESADORA CASEIRA

Mensagem por Renato Augusto em Sex Mar 07, 2014 8:13 pm

Boa noite a todos do fórum, pessoal não sei se vocês já viram mas tem bastante vídeos na internet de CNC e fresadoras caseira construídas utilizando motores de passo, drivers e etc. Bom minha dúvida é a seguinte, qual o primeiro passo tenho que dar para construir uma fresadora para confecção de placas eletrônicas? Sou formado no curso técnico em eletrônica no SENAI - CETEL de BH. Não um iniciante no entanto tenho bastante dúvidas com relação ao tipo de comunicação usar, que tipo de driver usar, que software seria mais adequado. (Obs:. não quero comprar placas de controle e drive prontas, gostaria eu mesmo fazer todas elas, comprando os componentes e soldando-os na placa.) Quem puder me ajudar ficarei agradecido e tudo que eu for fazer eu irei postar para que todos vejam a evolução do projeto. Não quero copiar ninguém, gostaria de usar o projeto para enriquecimento de informações e ideias.

Renato Augusto

Pontos : 18

Ver perfil do usuário

Re: FRESADORA CASEIRA

Mensagem por andrepenha em Dom Mar 09, 2014 8:45 am

Eu tenho algumas informações sobre plotter para PCI, que na prática tem muita coisa parecida com fresadoras.

Em geral o pessoal faz os drives usando transistores de potência para acionar motores de passo.
O acionamento das bases dos transistores são feitos usando a porta paralela do computador (daí a parte chata, já que essa porta não vem mais nas placas atuais).
Para o controle da porta paralela é usado um programa do computador que pode ser um simples ou mesmo um profissional.

No site:
http://www.geocities.ws/pancary/
tem um exemplo de um programa desse tipo. O cara fez ele em visual basic.

Tem outra cara ai que fez em Pascal, e vc pode dar uma olhada em:
http://www.protoplotter.com.br
O programa dele lê os arquivos gerados no ISIS (*.plt) e ativa a porta paralela do pc para acionar os drives
No link tem o programa  e muita informação interessante, que pode servir de base para a montagem mecânica e da própria teoria da coisa.
É um parto fazer ele rodar no Win7 usando emulador de DOS e tal ... teria que ter um pc velho para testar.
Tem também os projetos dos drives que ele usou.

Na minha opinião o ideal seria projetar algo usando microcontrolador, que se comunicaria com o computador vai comunicação serial, podendo até mesmo usar um conversor USB-Serial. Permitindo assim o controle da fresadora, cnc ou plotter usando notebooks e pc's atuais.

Estou em um estudo usando o arduino (atmega328p) para fazer uma plotter para pci. O projeto tá meio parado, mas se eu avançar em alguma coisa vou compartilhar aki no forum.
Quero fazer um programa em delphi que leia os arquivos .plt do ISIS (que são até bem fáceis de entender) e ele vai comunicação serial (conversor usb-serial) mande o arduino (ou só o atmega328p soldado na placa) acionar os drives dos motores de passo.

Flw
andrepenha

Pontos : 17

Ver perfil do usuário http://www.andrepenha.blogspot.com

Mensagem por Renato Augusto em Dom Abr 06, 2014 6:34 pm

Andre, show demais meu camarada. Curti muito esses links. Voce falou oque estava pensando. Tudo que vemos a respeito de plotters sao atraves de portas paralelas, gostaria de algo via usb. Tenho dificuldades de criar softwares para pc. Tinha ideia de usar o mach3, um programinha proprio para cnc, no entanto queria algo proprio sabe?

Minha ideia inicial foi comprar um motor de passo de alguma impressora velha e comecar a entender e compreender com o motor reage com alguns comandos via usb. Pensei em criar uma interface basica mesmos em VB, apesar de nao ter conhecimento nessa linguagem. Oque acha? Amo esses projetos assim. Tenho um link do meu projeto final de curso. Irei criar um outro topico posteriormente para discutir essas dificuldades nos projetos de cinclusao de curso.

Renato Augusto

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiagoxmec em Seg Maio 12, 2014 6:27 pm

Olá Renato. Também tenho a mesma vontade sua, de construir uma cnc para confecção de placas de circuito impresso. Um bom começo seria vc conseguir um motor de passo e estudar a fundo o mesmo. Utilizo um ambiente gráfico de programação conhecido como LabVIEW em meu projeto final da faculdade, é um programa excelente e de fácil utilização pois usa blocos para formar as rotinas, além de vc poder conectar o Arduíno a este programa, que possui toolkits específicos para o controle de motores de passo. Na internet é possível encontrar vários tutoriais para começar a usa-lo. Pretendo em breve construir uma cnc utilizando esse programa.
E um projeto de cnc é bem grande, então vale aquele famoso ditado romano: Dividir para conquistar. Divida seu projeto nas seguintes etapas para melhor organização:

Mecânica -

ferramentas necessárias ( serrote, chaves de fenda chaves allen, furadeira....)
tipo de estruturas
materiais para fabricação da estrutura ( mdf, aluminio, acrilico, madeira.....)
motor de passo ( tensão, corrente, angulo de passo, torque )
Fusos ( passos por volta, comprimento)
Castanhas
conectores para ligação do eixo do motor de passo ao fuso
rolamentos ( para suporte do fuso)
guias lineares
suporte para guia lineares
tipos de fresadoras ( dremel, spindles....)
parafusos ( fenda, phillips, allen )
porcas, arruelas....
Fresas

Eletronica -

Fonte de energia ( ver tensão e corrente necessária para alimentação dos três motores de passos )
Drivers para excitação dos motores de passo (não esquecer os dissipadores se for o caso)
Tipo de comunicação com o computador por Microcontroladores ( Arduino , pic....) ou porta paralela
Acopladores Oticos ( isola os drivers do microcontrolador ajudando na proteção em caso de alguma sobretensão)

Softwares -

Mach3
turbo CNC
Labview ( esse fica como dica para pesquisa  Wink  )

Bem dessa forma que faria a divisão e estudaria cada item a fundo. Espero ter ajudado um pouco. Valeu e até mais.

Thiagoxmec

Pontos : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato Augusto em Qui Maio 29, 2014 6:54 pm

Thiago muito bom. Realmente nao conheço o labview, com certeza irei pesquisar mais sobre. Meu projeto é basicamente isso que vocês falaram até agora. Já encontrei alguns motores de passo e estou estudando cada um a fundo, como por exemplo motores uniploares e bipolares. Minha grande dificuldade está na parte de comunicação entre o computador e a placa controladora. Tenho muitas dúvidas em relação a software de PC's, Talvez seja por isso. Bom vou postar algumas coisas que eu já tenho e vocês podem me dar palpites para melhorar e fazer sair um bom custo benefício. Sou formado em técnico em eletrônica e sou apaixonado com projetos, tenho todas essas ferramentas e acredito que grande parte dos componentes para realizar a montagem da mesma, mas como você mesmo disse seria interessante estudar parte a parte. Estou fazendo isso quero dominar meu motor de passo via PC e só depois partir para montagem mecânica( Acredito que terei algumas dúvidas na montagem mecânica tbm, mas tenho grandes mestres ao meu lado que acredito irão me ajudar.) Bom galera vou publicar algumas fotos e vídeos e mando pra todos. Obrigado pela força.

Renato Augusto

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: