FRESADORA CASEIRA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FRESADORA CASEIRA

Mensagem por Renato Augusto em Sex Mar 07, 2014 8:13 pm

Boa noite a todos do fórum, pessoal não sei se vocês já viram mas tem bastante vídeos na internet de CNC e fresadoras caseira construídas utilizando motores de passo, drivers e etc. Bom minha dúvida é a seguinte, qual o primeiro passo tenho que dar para construir uma fresadora para confecção de placas eletrônicas? Sou formado no curso técnico em eletrônica no SENAI - CETEL de BH. Não um iniciante no entanto tenho bastante dúvidas com relação ao tipo de comunicação usar, que tipo de driver usar, que software seria mais adequado. (Obs:. não quero comprar placas de controle e drive prontas, gostaria eu mesmo fazer todas elas, comprando os componentes e soldando-os na placa.) Quem puder me ajudar ficarei agradecido e tudo que eu for fazer eu irei postar para que todos vejam a evolução do projeto. Não quero copiar ninguém, gostaria de usar o projeto para enriquecimento de informações e ideias.

Renato Augusto

Pontos : 18

Ver perfil do usuário

Re: FRESADORA CASEIRA

Mensagem por andrepenha em Dom Mar 09, 2014 8:45 am

Eu tenho algumas informações sobre plotter para PCI, que na prática tem muita coisa parecida com fresadoras.

Em geral o pessoal faz os drives usando transistores de potência para acionar motores de passo.
O acionamento das bases dos transistores são feitos usando a porta paralela do computador (daí a parte chata, já que essa porta não vem mais nas placas atuais).
Para o controle da porta paralela é usado um programa do computador que pode ser um simples ou mesmo um profissional.

No site:
http://www.geocities.ws/pancary/
tem um exemplo de um programa desse tipo. O cara fez ele em visual basic.

Tem outra cara ai que fez em Pascal, e vc pode dar uma olhada em:
http://www.protoplotter.com.br
O programa dele lê os arquivos gerados no ISIS (*.plt) e ativa a porta paralela do pc para acionar os drives