Frequencia em circuitos RC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Frequencia em circuitos RC

Mensagem por Alessandra Moraes em Sex Mar 07, 2014 9:06 pm

Olá gente, tudo bom?
Sou nova no fórum, achei interessante dar uma passada e espero que vocês me ajudem nesse assunto.

É o seguinte :

Tive que montar um circuito desse tipo: 1,8kohms e capacitancia 100nf (circuito RC-série). Este é alimentado por um gerador de sinais (onda senoidal) e realizar as medições de tensão em um osciloscópio. A freq. de entrada está na faixa de 10Hz a 1 Mhz .

Este quer a tabela dos valores maximos em função da frequencia.

Meu problema: Medi tudo , achei resultados conforme a experiência. Porém como vou saber se procede? O que isto quer me dizer? Vocês poderiam me ajudar nisso por favor?

Agradeço desde já !
Bjs

Alessandra Moraes

Pontos : 3

Ver perfil do usuário

Re: Frequencia em circuitos RC

Mensagem por andrepenha em Dom Mar 09, 2014 9:00 am

Talvez seja uma experiência com filtros.

Dependendo da ordem que foram ligados (Resistor e Capacitor) o circuito irá atuar como um filtro passa-baixa ou como um filtro passa-alta.

Na net vc encontra as fórmulas que permitem calcular a frequência de corte em função os valores de R e C. Com isso você tem as frequências que sofrerão atenuação quando ajustadas no gerador de sinais.
Ou seja, na entrada você injeta várias frequências usando o gerador de sinal é observa se o filtro "dispara" atenuando determinada faixa de frequência que foi calculada.

Exemplo: para um filtro RC passa-baixa a frequência de corte é calculada como sendo:
fc = (1/ 2*pi*R*C)

Mas tem MUITA coisa sobre o assunto para ser lido.
As palavras-chaves para as buscas no google são: filtro RC, filtro passa-alta, filtro passa-baixa, frequência de corte.

Espero ter ajudado.

flw
andrepenha

Pontos : 17

Ver perfil do usuário http://www.andrepenha.blogspot.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: