Apresentação e dúvida sobre Alta Impedância em porta lógica.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apresentação e dúvida sobre Alta Impedância em porta lógica.

Mensagem por matheusmoreira em Qui Ago 07, 2014 8:53 pm

Boa noite a todos. Meu nome é Matheus e gostaria de me apresentar.

Tenho 37 anos, sou programador de computadores  e sempre fui apaixonado por eletrônica, desde criança. Me lembro de quando era garoto, com meus 7, 8 anos, pedia a minha mãe para comprar aquelas revistas saber eletrônica que já vinha com a plaquinha de circuito para que se montasse algum projeto da revista. Comecei a ficar frustrado ai, pois nunca davam certo as minhas montagens (eu não tinha ideia do que era um esquemático e tentava montar o circuito olhando apenas a foto dele pronto, então é lógico que nunca funcionou, hehe).
Por fim, depois de varias montagens sem sucesso, por frustração e impaciência de aprender, estudar, (queria o que, eu não tinha nem 10 anos completos, hehe) acabei deixando a eletrônica de lado convencido que aquilo era bruxaria e eu nunca aprenderia. Só que meu fascínio por ela nunca acabou.

Ano passado eu resolvi que já estava maduro o suficiente e resolvi, finalmente, estudar para aprender eletrônica, que sempre foi minha paixão frustrada. Desde o ano passado que venho estudando por conta própria, comprei e li vários livros, entre eles:
Análise de Circuitos em Corrente Contínua - Rômulo Oliveira Albuquerque
Eletrônica Básica - Newton C. Braga
Eletrônica Analógica - Newton C. Braga

e mais uma infinidade de textos e vídeos na internet.

Descobri que tenho muita dificuldade em aprender e compreender eletrônica de verdade. Quer dizer, eu entendi os conceitos em separado, mas quando começa a juntar tudo numa coisa só, meu cérebro entra em curto. Devo ser burro ou ter algum problema. Só que eu também percebi o seguinte: Se ensina muita coisa errada ou incompleta nesses livros e nesses matérias na internet, muitas vezes no intuito de "simplificar" a coisa, mas dai você acaba encontrando situações que não batem com o explicado nesses textos.
Além disso, é muito difícil encontrar alguma explicação de circuitos passo-a-passo. O que costumo encontrar são textos e vídeos onde a pessoa explica alguma coisa e depois mostra um circuito muito simples demonstrando aquilo. Sinto falta de exemplos onde é apresentado um circuito um pouco mais completo e a pessoa explicar aquele circuito em detalhes, explicar o porque de cada componente, etc. Acho que isso seria muito interessante para reforçar e ajudar a compreender melhor como todas as "leis" e fórmulas se encaixam para chegar a um resultado final (sei lá, acho que ficou confuso isso que escrevi, mas espero que não).
Para exemplificar o que disse sobre achar a maioria dos materiais disponíveis para estudar pouco claros ou confusos, eu levei meses para entender o que era um "ganho" de transistor. Todo lugar que eu linha dizia que ele "amplificava a corrente" e isso não entrava na minha cabeça. Foi com muito custo que consegui "descobrir" que na verdade essa corrente mais forte deveria vir de outro ponto e que o papel do transistor era deixar passar essa corrente mais forte na mesma proporção da corrente de base. Isso pode até ser óbvio para a maioria das pessoas, mas eu sofri muito com isso e nenhum livro ou material de eletrônica me ajudou. Acabei descobrindo quando fui estudar para aprender sobre os conceitos básico da termodinâmica...

Enfim, apesar de estar tendo muita dificuldade, vou continuar estudando e estudando até aprender... por mais difícil que seja para mim decidi que vou levar esse "desafio" em frente, uma hora entra na minha cabeça de vez.

E aqui entra vocês: Descobri recentemente o All Eletronics procurando vídeos no youtube e fiquei encantado com o canal. Finalmente encontrei pessoas que explicam o porque das coisas e não apenas mostram fórmulas e exemplos e tchau. Pelo que vi aqui no fórum vocês são vários, mas por enquanto eu vi apenas vídeos do Gregory, e tenho aprendido muito com eles, muito mesmo e sou muito grato por isso! Depois de meses tentando entender o porque de precisar de um resistor de pull-up/pull-down, o Gregory conseguiu me fazer entender de forma clara a sua necessidade. E sabe qual foi o diferencial dele em relação a todas as outras explicações que já tinha lido e visto sobre isso? Foi a parte em que ele explica como o circuito "vê" a entrada da porta digital, ou seja, como se ela fosse um "capacitorzinho virtual" que precisa ser carregado e descarregado. Cara, isso fez toda a diferença para mim e fez com que eu compreendesse. Muito obrigado, Gregory, de verdade cara.

Me perdoem esse texto grande, mas eu realmente queria compartilhar com vocês um pouco da minha história com a eletrônica, porque os vídeos de vocês estão realmente me ajudando! Ainda estou no jardim de infância nesse ramo de conhecimento, mas seus vídeos estão realmente me ajudando.

Pelo jeito vou "encher o saco" de vocês aqui com muitas duvidas, hehe.

Por fim, gostaria de deixar uma sugestão e fazer uma pergunta.
Minha sugestão é que acho que seria uma boa vocês organizarem um curso de eletrônica no youtube, usando as aulas que vocês já tem e as novas, em uma playlist ou então nomeando os arquivos de uma forma que um iniciante seguisse em ordem cronológica, afim de ir aprendendo as coisas de maneira gradual, começando do mais básico - conceitos de termodinamica(conservação de energia, entropia, etc), lei de ohm - e ir avançando. Acho que ajudaria muito quem esta começando.

Minha duvida é a seguinte: Estava vendo os vídeos sobre shift-register do Gregory e ele menciona que o componente tem um modo de output, onde as portas tem um estado de alta impedância. O que isso significa, que a portas nesse estado se comportam como se fosse um circuito aberto, seria isso? Se for isso, como o componente consegue criar esse estado de circuito aberto e, mais importante, qual seria a utilidade desse terceiro estado da porta?

Novamente muito obrigado e boa noite a todos!

Matheus.
matheusmoreira

Pontos : 8

Ver perfil do usuário

Re: Apresentação e dúvida sobre Alta Impedância em porta lógica.

Mensagem por matheusmoreira em Qui Ago 07, 2014 8:59 pm

Ah sim, gostaria de dizer também que estou a disposição para ajudar com duvidas de programação em C, C# ou algorítimos lógicos. Disso eu entendo, então, se eu puder ajudar em algo, sera um prazer!  Very Happy 
matheusmoreira

Pontos : 8

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato Augusto em Ter Set 09, 2014 10:23 am

Matheus parabéns pela iniciativa. Eletrônica realmente é muito massa, eu adoro também. Quando se fala em impedância de saida quer dizer que as saídas são isoladas das entradas, ou seja a resistência entre entrada e saída são muito altas. shift-register são flip-flop registradores que tem uma sequencia lógica de acionamentos, seria interessante vc pesquisar um pouco mais sobre FLIP_FLOPS. Acho que você vai entender bastante coisa.

// Matheus Vou precisar de ajuda em programação e em breve estarei pedindo ajuda para você, estou desenvolvendo um projeto, e programação não é meu forte.

Abraços.

Renato Augusto

Pontos : 18

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: