pic e termopar tipo j

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

pic e termopar tipo j

Mensagem por saulo alex de souza em Sab Ago 23, 2014 6:29 pm

Olá Very Happy , estou desenvolvendo um circuito para ler, a princípio, um termopar tipo j. Estou usando um pic 16f688 e quero exibir em 4 displays de sete segmentos a temperatura de um ferro de solda, para amplificar o sinal do termopar j utilizei um amplificador operacional OP07 , que segundo o datasheet é ideal para essa aplicação, na configuração amplificador diferencial com um ganho de 100VEZES( ,pois o termopar envia 52,8uV aproximadamente para cada 1°C, e com esse ganho terei 5mV para cada 1°C do termopar , assim, possibilitando a leitura pelo A/D do PIC. Para compensar a junta fria estou utilizando um lm35 e somando o valor dele com o do termopar para ter a temperatura real. Montei e simulei, apenas a parte referente a amplificação do sinal, mas parece que tem algo errado com o termopar do proteus 8.0, pois o mesmo não varia segundo a tabela de correlação do termopar j. Alguém já fez esse tipo de circuito ou sabe dizer se estou no caminho certo Question

saulo alex de souza

Pontos : 4

Ver perfil do usuário

Re: pic e termopar tipo j

Mensagem por Renato Augusto em Ter Set 09, 2014 10:13 am

Saulo me desculpe minha ignorância no assunto. Mas termopar tipo j não é linear. A relação 5mv para cada 1ºC é dada pelo fabricante?

Renato Augusto

Pontos : 18

Ver perfil do usuário

Mensagem por saulo alex de souza em Ter Set 09, 2014 2:18 pm

Sim Renato, a resposta do termopar j não é linear, percebi isso depois de algumas simulações no proteus e comparativo com a tabela de correlação. Daí, a seguinte idéia: como desejo uma precisão de 1°C ou 2°C, vou verificar alguns ranges(inserir algumas equações da reta) de temperatura, pois vou medir de 0°C a 750°C, e ver quantos graus preciso somar ou subtrair para ter o valor real no display.

saulo alex de souza

Pontos : 4

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: